Importar dados

De IFFar Wiki
Revisão de 21h53min de 24 de abril de 2023 por 01134653000 (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Após verificado e validado o template do modelo de certificado, para preencher/popular os campos/parâmetros utilizados no texto do modelo, deve ser realizada a importação dos dados dos participantes. Essa importação é feita em lote, por meio da carga de um arquivo, que deve:

  • estar no formato CSV – com a separação dos campos por ponto-e-vírgula (;) – e utilizar a codificação ANSI, para evitar problemas de acentuação;
  • conter, obrigatoriamente, os campos/parâmetros NOME_PARTICIPANTE e EMAIL_PARTICIPANTE (para as notificações automáticas do sistema), além de todos os outros campos adicionados/utilizados no texto de frente/certificação. Lembrando que todos os campos/parâmetros adicionados devem ter o nome formado por palavras maiúsculas e separadas pelo caractere sublinhado (underline).

A seguir, é apresentado um arquivo CSV, criado para a importação de dados do modelo de exemplo genérico, que agrupa os tipos de participação “Apresentadores de Trabalho” e “Palestrantes”.

Note que, como requerido pelo sistema:

  • todos os parâmetros/campos utilizados no modelo são incluídos no cabeçalho (primeira linha) do arquivo, além do campo obrigatório EMAIL_PARTICIPANTE, todos separados por “;”
  • após, é inserida uma linha para cada participante, informando seus respectivos dados, na mesma ordem/sequência do cabeçalho.

Importar 1.png

O arquivo de importação também pode ser criado em um editor de planilhas e, após, exportado/salvo em formato CSV. Nesse caso, precisa-se configurar o editor para que o salvamento/exportação do arquivo considere as especificações de formato, separador, e codificação recomendadas no slide anterior.

Uma vez criado o arquivo CSV, sua importação deve ser realizada por meio do menu Certificados > Importar Dados. No formulário de importação:

  • Deverão ser selecionados/identificados o evento e o modelo de certificado  relacionados à importação;
  • “A opção Permitir registros duplicados faz com que, caso uma importação seja interrompida por algum problema no processo (falta de energia ou problemas com a rede, por exemplo), ela possa ser feita novamente, sem gerar os registros de certificado que já foram processados” (UNIPAMPA, 2011);
  • “A opção Notificar controladores permite avisar os controladores de qualidade sobre a existência de certificados que necessitem ser avaliados” (UNIPAMPA, 2011), antes da emissão. Quando os controladores forem os mesmos responsáveis pela importação dos dados, como costuma ocorrer no IFFar, essa opção pode ser desconsiderada.

Preenchimento do formulário e importação de dados, para o exemplo do modelo genérico, que agrupa os tipos de participação “Apresentadores de Trabalho” e “Palestrantes”:


Importar ---.png

Seção anterior .:. Próxima seção